Language

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Block 5/49










Amada e amado, 
como vocestem passado?

Minha semana foi intensa, as ferias que nao tive acabaram, rsrsrs. 
A semana nao havia começado e ja estava trabalhando muito alem do normal que ja vai acima da media.🙈
Troquei o dia pela noite 3 vezes, pois meu trabalho me exige este esforço.
Ter  negócios no outro lado do mundo requer alguns sacrifícios😉.  
Na verdade eu sempre gostei do 3 turno, sensação que o mundo silencia para eu criar e executar conectada com o que estou fazendo na integra. 



Este quilt incrivel fiz em dois lindos e  longos dias.
Uma entrega LINDA que me permitiu voar no tempo. 
Preciso ser inteira, intensa e viceral para me sentir Uni. A criação vai alem de desenhar um Quilt, desenhos dezenas e um... dois deles"se conectam" comigo. Aquela peca que  olho e sinto algo diferente,  uma ligacao imediata seja fazendo lindos blocos do tradicional ou viajando longe no Art Quilt.  

Ao criar o Enchanted Patch me permiti tornar tudo magico ao meu redor. Registras um par de dias de minha historia através de minhas abençoadas mãos. Maos que agradeço a todos instante por me permitir criar aquilo que sonho acordada tornar real.
Sensação térmica de -14 graus mas nao teve nada mais  gratificante, meus amores que chegar no parque e esticar o quilt no chão e literalmente, deitar e rolar neste cenário de tirar o fôlego. 

Fazer esta peca foi maravilhoso, alias, estou amando a oportunidade de ensinar este Sampler Quilt do básico, pois a cada dia ,sensações e sentimentos nostálgicos de um passado cheio de amor e alegria. Cada bloco uma capsula do tempo. 
Costurar com minha avo as famosas e tradicionais colchas da vovo sempre foi um bálsamo para minha alma.
 Voce não sabe o previlégio que e para uma simples mortal como eu, receber o convite pra se unir a roda de manuallidades no fim do dia para relaxar com umbordado , crochê, marcrame, violão, chimarrão,  ou tricot com minha avo. Sentar entre aquelas artistas, mulheres tao talentosas, foi uma grande conquista, eu nao alcançava a cadeira, mas estava "aprovada" eu ja sabia  fazer alguns kilometros de trancinha de crochê. Eu havia avançado mais uma grande passo.
Fazer os blocos é voltar na época do ponto cruz o a avesso impecável. o ponto caseado a mao melhor que o da "Beltrana ou Ciclana". É sentir o cheiro do bolo recém tirado do forno. Do cheiro da bergamota colhida no pe. Lembrar do tempo que o quintal minha avo era o mundo mais perfeito que existia.
Ouvir alguem dizendo: esta alemoa ainda é um toco de gente pra coser na maquina, comece a coser a  mao.  Eu aprendi a unir quadrados e triângulos naquela roda magica. Aprendi que o moco bonito andava deste lado da rua porque eu nao era mais um toco de gente e minhas trancinhas ja eram pulôveres e meus quadradinhos colchas que esquentavam dois em noites frias nos Pampas quando o Minuava associava  na curva depois da sanga que arrepiava qualquer vivente em noite de lua cheia.
Naquela roda eramos donas de nossos Universos. Criavamos! Lembram do moco bonito? ELE passou bem na hora, por casualidades que os "homen" chegavam da lida e educadamente tirando sua boina, apertou forte a mao de meu avo que na hora, sem pestanejar o convidou pra um dedo de prosa... A agulha espetou no meu dedo e o sangue marcou o meu bordado. Todas as mulheres se olharam e sorriram pra mim, rapidamente, eramos cúmplices, elas me entendiam? Aqueles olharem me diziam que elas ja haviam sentido isto.  Lambi o dedo furado, e foi quando os nossos olhares que por uma mistura de medo e curiosidade assumiram  que se procuravam. Meu avo prontamente me mandou fazer um bolo de fuba. Nao consegui surtar por nao poder lhe ter diante meus olhos mas que oportunidade de mostrar meus dotes culinários. Dotes herdados de minha avo, na frente de seu magico e fabuloso fogão a lenha. O bolo tinha raspa de limão. Aprendi com minha avo... pra conquistar pelo estômago," ataque" pelo olfato. Limão me leve ate ele..
Ele nao pode esperar e se foi comi sua fatia me sentindo vazia. voltei pra "roda magica" e bordei... bordei.. bordei... as estrelas ja brilhavam e havia produzido em horas minha cota de verão.
minha avo sorrindo disse que belo quilt temos aqui. teria ela o dom de eternizar uma primeira historia de amor.
DOna Jesus!
 minhas pernas ficaram bambas, ee voltou pra serestas de violão e contos de historio depois do jantar. Estava escuro e eu sentia seus poros se aproximando... meu coração pulava, eu precisava bordar, sua silhueta começou aparecer e o chão a sumir. acho ue vou ter um treco. Eu preciso bordar. Vooooooooooo cada minha cesta de bordados. esta escura vamos ouvir os contos e a viola. Voooo preciso bordar. A luz do luar vai te acalmar e no escuro pode te espetar novamente e manchar de sangue mais um bloco. Vo faço como hoje a tarde ,faço eles se transformarem em rosas. Deixa vo...vai, me deixa! 
Incrivel ate hoje nao existe um trabalho que eu nao tenha deixado meu DNA, seja na montagem ou no quilting e quando acho que nao, colocando o vies, me espeto e sorrio, estou registrando minha historia como faço desde seu principio, de alguma forma, sigo conectada na roda magica .
 Voltando ao moco bonito...Respirei fundo e este fundo era tao razo que eu nao consiga respirar, imagina  ouvir tudo que se passava em minha cabeça. Eram tantas coisas, um turbilhão de pensamentos que vinham em como seria meu sobrenome casando com o moco bonito a lista d nome de nossos filhos e a duvida de o que ele gostava de comer e qual agua de cheiro pra suas camisas.   Eu sei sou hiperativa, nunca  havia sentido isto e acho foi quando entendi tudo que faltam naquele fim de tarde, os bordados e as demais atividades era apenas uma desculpa pra falar e nao explodir. pois eu podia explodir a qualquer momento.
eu peguei uma vela, meus 4 patchs ja costurados que estava bordado frases do album Bem Me Quer intercalando com as bonequinhas que eu havia rabiscado na toalha de papel que vovo transferiu pros tecidos pois minha mao ainda nao era firma pra tal proeza. ela dizia que la pelos 10... 11 anos eu ja estaria pronta. Seria mais uma etapa vencida. A cada conquista uma sensação incrivel mas nada perto de dedos furados, ja parecia uma peneira e me doíam pra fazer a limonada do almoço.MAs era so eu sentir e léguas de distancia o cheiro que a brisa do fim do dia em pleno verão de 40 graças mensagemque me fazia flutuar... la vem o moco bonito... e meu avo!!!
Foram anos e anos, ferias de verão e ferias de inverno aguardadas com contagem de nano segundo pra ver de novo o rapaz deolhos verdes, cabelos encaracolados e os sorriso entre dentes  mais maroto e charmoso que vi, e olha que de sorrisos eu entendo.
Mesmo estando longe eu nao conseguia entender como podia furar tantosos dedos, ele estava longe, mas meu pensamento me levava a ele de uma forma se so existiam o canto dos rouxinóis, o barulho de seu passo firme com a espora batendo no chão. O relinchar de seu pitico e o bater de seu coração. quando eu estava longe eu via o rosto dele tao perfeito em minha frente que era fácil desenhar e bordar. As frases daquele bordado começaram a partir de meu coração assim como os desenhos e nao mais do album de figurinhas.
Foram 3 ferias de verão e 3 ferias de inverno. Na roda as mulheres ja nao aguentavam mais me ouvir falar do  moco bonito, mas a cada dias elogiam mais e mais a pitoca que brincava debaixo da maquina, que empilhava latas pra costurar...

O moco bonito me convidou pra assistir ele desfilar no 7 de setembro.
Naquele dia quando nossos olhos se cruzaram eu tive a certeza que cada ponto dado em meus 4 patch estava eternizando meu primeiro amor.
branco com pequenas flores amarelas e minúsculas folhas verdes contrastavam com um tecido amarelo poa que se mesclava entre um ponto e uma memoria. O moco continua bonito assistindo o por do sol no extremo Sul e eu sigo espetando os dedos no por do sol aqui no extremo Norte.
Segue sendo uma honra sentar ao lado de minha  doce avo, Dona Jesus e relembrar através de nossos quilts parte de nossa história.  A responsável por eu trilhar este mundo com tanto amor e determinação.

O bloco 4 patch ensinado hoje, faz parte de minha historia, de nossas vidas. 
Minha família ao chegar no Brasil, trouxe em seu sangue musica, arte, artesanato, forca pra lutar, conquistas e vitorias. 
A tradicao permanence viva em nossa familia passando de geração pra geração. To falando de furar dedo e falar de amor no fim do dia ( hoje pela distância usamos o Whats, ate minha avo rsrsrs
Isto, amores, é o que transforma meu dia... minha vida. "espetar o dedo"
Divida seu quilt mais lindo com quem ti fizer espetar o dedo.
A magia que esta no ar. A magia de cortar paninhos e poder eternizar momentos chama quilt e nos permiti unir retalhos assim como nos permite compartilhar amor e pedir ajuda pra colher nossos cacos quando necessário..
Quando pequena ao ver minha avo e tias costurarem eu sempre fechava os olhos e me imagina no centro de um grande salao, com varias pessoas me vestindo e paparicando. dividia com minha avo sempre o cenário este lugar.
cresci e numa linda tarde de verão visitando o lendário castelo de Versalles, me deparo com o salao de baile dos meus sonhos. Que loucura eu ja havia bailado naqueles salões. Pelo menos em meus sonhos.
por que estou comentando isto com voces? 
Porque em momentos de dialogar com minhas maquinas, bobinas, carreteis, tesouras e paninhos, minha mente tagarela madrugada a dentro e viajo de ca pra la nos meus doces 47 anos de idade... A se minhas maquinas falassem...

Quando foi a ultima vez que voce se permitiu sonhar de olhos abertos sem vergonha?
Deixar seu corpo manifestar seus sentimentos? 
Quando voce olhou pra um tijolo e usou ele de alicerce?
Quando foi a ultima vez que voce transformou metal barato em ouro, hein  Dona Midas?
Quando foi a ultima vez que voce se convidou pra sair?
Te pergunto isto pois tenho recebido tantas mensagens falando que o SAMPLER QUILT APB esta sendo o sonho de muita gente. Este QUILT (colcha) trás com ele uma forca, um poder celestial capaz de transformar. Em um mes de grupo ja somos familia. JA rezamos pela coleguinha que esta em cirurgia, choramos a perda do filho de 4 patas de uma amiga, ja ligamos uma pra outras pra dividir o final de semana...
Estamos aqui vivendo um grande momento registrando um ano que ficara para sempre em nossas memórias eternizado por este quilt incrivel que segue sendo parte da tal roda magica de mulheres incríveis que so permite moco bonito entrar. 

EXATAMENTE amores... 

O quilt vai alem, muito alem de picar paninhos insanamente e como Deusas do Olimpo, transforma-los magicamente em arte ou artesanato ( volto aqui qualquer hora pra gente debater sobre este assunto pois pasme amore, muita gente nao sabe a diference entre eles ). 
Desde os primórdios ate hoje em dia, como diz Nando Reis, nossa arte une pessoas, transforma pessoas, salva vidas, e ate mesmo almas perdidas.
Patchwork sara feridas e cura pessoas. Anos viajando o mundo ensinando esta linda arte, ja presenciei cada situação que com certeza, algo Maior estava ali.
Agora te convido a refletir: Nossa arte e terapeutica como dizem? E espiritual, E algo maior? Aonde voce encontra a magia que te permite tirar perder o fôlego e furar o dedo?
O que voce acha desta responsabilidade em sala de aula?
VOce como influencer, professora pessoa publica ou aluna qua teu envolvimento com voce mesma e sua historia? Ja em alguma situação difícil preferia estar com seu grupo de costura e outro lugar no mundo pois ele beira ao por de sol no Paraiso?
Amores voces sabem o que faz a gente sentir isto?
Voces sabem o que faz a gente sentir este bem estar, esta alegria plena e contagiante depois de uma aula de quilt? sendo ela presencial ou virtual?
Vou te contar
 Quando aprendemos algo, so temos a certeza de ter aprendido depois de ensinarmos correto? Mas para ensinamos nos devemos praticar muito, dominar e so depois ensinar. Seguir o caminho respeitando as fases.
 Entao como isto funciona? 
A pratica ! A resposta esta na pratica. Quando praticamos estamos nada mais nada menos que ensinado a nos mesmos.
 Quando aprendemos e conseguimos transformar paninho em algo maior como uma bolsa, uma almofada, um quilt ou uma roupa temos nosso mundo aos nossos pés. Vem aquele sorriso de orelha a orelha com aquela frase na mente : Eu QUE FIZ. A gente sente um orgulho tao imenso que so quem faz o mesmo que a gente pode entender. Nossa Arte é magica e como toda a arte tem a função de transmitir sua historia. entao te digo que a cada dia tenho mais e mais responsabilidade com meus "registros".
Entao amores, voces entendem agora como eu me sentia importante ao sentar nas rodas de bordado ou na mesa de quilting com as Deusas da criação em minha infância e adolescência? Poder, hoje, ligar pra minha avo e conversamos sober patterns e estampas de tecidos, desligar o telefone e criar algo incrivel segue sendo especial porque a magia que habita em mim eu alimento com pratica, conhecimento e muito estudo. Particularmente eu alimento minha alma tranferindo meus conhecimentos . E voce, leva a serio desta forma o criar e o picar paninhos ? Voce e daquela que nunca viu nuvens em sua vidas mas uma linda tela onde Deus usa e abusa de formas e imagens pra aguçar ainda mais sua mente? Voce é daquele tipo que em vez de desviar da poca dagua pula no meio? Ouve barulha de chuva e corre ra rua? ou ainda daquele tipo que nao ta nem ai quando dança e os outros nao ouvem tua musica e te julgam?

Apenas um conselho de Ana para Paula, de mim pra eu mesmo: Jamais durma pra sonhar porque o segredo da vida é justamente, sonhar de olhos abertos pois isto, amores,  alimenta a alma e hoje neste grupo incrivel temos almas sedentas por conhecimento de qualidade para que os sonhos se tornem cada vez mais constantes e os registros destas histórias eternizadas.




Nosso Sampler esta crescendo. 
Chegamos na quinta semana!


Amores JANEIRO praticamente acabou e posso contar um segredo? Pode acabar que to positiva no "caderninho". Conta redonda> Conseguindo com vigor e determinação cumprir tudo que me propôs e levar uma legião de pessoas do bem comigo. 
hahahaha sim amores tem centenas fazendo de seus UFOS, historias do passado, de seu calor, uma colcha de crochê ou de quilt... da fome de aprender um DIVINO sampler...
Bem que me disseram que 2020 é o ano. Coo ta sendo pra voce esta experiência?
pergunto pois 60 % das minhas alunas nao tem um quilt feito por elas em suas camas, pois vendem ou dao o que fazem e nunca reservam um pra elas.
O sampler tem algo magico nele. A gente sempre faz Sampler pra gente pois como nome ja diz, ele serve de modelo pra gente pro resto da vida... e este sampler do Basico com 49 blocos vem recheado de historia por trás de cada bloco... Se tu ja amou aprender sobre os primeiros... calma amiga, acalmo amigo, segura as emoções e o coração que tu nao pode imaginar o que mais vem por ai...
Hoje estamos em festa pois duas amadas estão de aniversário: a querida Eliana Arruda e a mimosa Fabi Munhoz . Meninas desejo a voces muito amor e felicidade.
Voce chegou aqui agora, e não esta entendendo o que estou falando, veja que lindo este Sampler Quilt que vamos fazer durante este ano de 2020. 
Todas as informações estão no site:
www.canadapaulabrasil.ca/challenges.html




#hashtags

Sempre que voce fizer seu bloco e postar nas redes sociais use as hashtags do desafio para podermos nos acompanhar e curtir o que as amiguinhas e amiguinhos estão fazendo, pois sempre é bom uma inspiração, uma troca de ideias. Outro ponto voce ajuda a divulgar o desafio e asim mais gente bacana pode se unir a nossa linda familia Quilt.   Coloque o seu # e todos aqueles que voce esta acostumada. Sao elas:

#49blocos49semanas     
#samplerquiltAPB
#canadapaulabrasil
#anapaulabrasil

MINHA EVOLUÇÃO












Block 5/49
Four Patch 




Lindo demais  ne minha gente linda?









Para assistir as video aulas, clicar na photo.





ou 




Post no Instagram


meu lindo bloco ficou assim: 



Amou o quilt? quer fazer ?
clica nesta foto para adquirir seu pattern e ter este lindo quilt para chamar seu crush e ver o mundo entre o ceu e a terra em outra perspectiva.




Amores esta semana a premiada é amada Rosana e o criterio foi...ahhh tudo amores é planejado antes.
Voces perceberam que nao havia medidas no video e a proposta era: ap remirá que fizer sem as medidas ganha o premio da semana. O premio dela foi o maravilhoso projeta desta semana.
Parabéns amiga voce me deixou feliz fazendo o bloco.

Agora ansiosa aguardando para ver os lindos blocos que vai surgir.

Keepin sewing
Stay Happy
Ana Paula Brasil








16 comentários:

  1. Encantada com as rodas de mulhers, os por do sol, o moço bonito, as palpitações quase explodindo,... Quantas lembranças maravilhosas vc me levou nesses texto!!! Hoje, com 71 anos, meus 17 estão na flor da pele!!!
    Viajei com vc... Viagem longa e plena... Maravilhooooooosa!!!

    ResponderExcluir
  2. Amei demais, incrível, por favor escreve pra gente um best seller? Um romance, lindo, daqueles bem agua com açúcar que eu lia quando mocinha, devorava livro atrás de livro de romances, doces, livros que descreviam até o farfalhar das folhas, com seu texto agora em minha cama, pois preguiça está comigo me transportei pra essa roda de mulheres, e de novo me veio um enorme desejo de aprender a bordar, algo ainda a ser aprendido, isso que o quilt me tras, um aprender diario, uma sede de vivenciar, o costurar, emendar, juntar, vidas, tão distantes como as nossas, gerações diferentes, vidas diversas, grata, de nono e de novo Ana...vc só reforça o que desejo, costurar até a eternidade...100 anos de vida será pouca pra vivenciar e aprender...

    ResponderExcluir
  3. Adorando fazer esse Sampler com vc, a cada bloco me encanto mais.

    ResponderExcluir
  4. Nossa Ana, que texto apaixonante, me vi lá atrás, quando eu passava as férias na chácara dos meus avós paternos❤
    Poder entrar na roda do chimarrão dos adultos, éra um privilégio!
    Lembro que ao final da tarde, esperávamos anciosos (meus irmãos e eu) a boiada passando em frente a chácara, éra aquela correria para assistir ao desfile da bicharada, tinha touro bravo, bizerro, cachorro latindo pra vaquinha que decidia subir o barranco...quando voltava pra casa, tinha muita história para contar naquela já esperada, redação das férias, todo o início de ano letivo a professora pedia para fazer.

    ResponderExcluir
  5. O que dizer dessa linda história real acabei de ler, dizer que me emocionei muito com tudo estou vivendo fazendo parte dessa família linda e o sampler!
    Obrigado Ana por compartilhar toda sua história de vida com a gte e comigo principalmente sou o único menino do grupo, serei eternamente grato!
    Te amo!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Ana , que oportunidade saber dessa linda estória, onde os ensinamentos passados foram tão bem aproveitados. Eu poderia ter tido a mesma oportunidade senão fosse a minha rebeldia na época e a falta de paciencia de minha mãe uma tremenda artista de todas as agulhas. Agora com bastante idade e paciencia , estou aprendendo com voce , obrigada por partilhar .

    ResponderExcluir
  7. Nossa,me emocionei,derramei muitas lágrimas, foi extremamente prazeroso ler um texto assim,dava vontade de devorar as palavras com os olhos,me transportava na emoção, parecia que visualização cada cena!! Obrigada Ana por todo esse ensinamento, pelo carinho que vc dedica a cada pessoa que de mãozinhas dadas com vc ,temos acolhimento até em suas emoções! Muito bom fazer parte desse projeto junto com meninas super especiais e esse moço bonito,que é pra lá de especial tbm.

    ResponderExcluir
  8. Emocionante seu texto....Sim ultimamente tenho sonhado muito e sempre de olhos abertos...

    ResponderExcluir
  9. Que incrível essa história, amo ler e com sua história não foi diferente, me transporte pelo tempo e fui parar lá junto de você. Que lindo!!! Obrigada por dividir tantas coisas lindas com a gente.

    ResponderExcluir
  10. Ana, que texto lindo! Consegui visualizar tudo o que vc disse, como se estivesse presente em cada momento descrito! Feliz por vc e com vc... Memórias afetivas que nos acompanham por toda uma vida, e no seu caso por muitas vidas, por que está eternizado nessas lindas histórias relatadas,vivências, cheiros, gostos, sonhos...Obrigada por compartilhar conosco essas preciosidades, vc como já disse antes é The Best! Já sou uma pessoa melhor do que era ontem por isso !! Estou extremamente feliz por ter sido convidada a participar de um projeto tão lindo quanto é o Sampler Quilt. É espero te acompanhar por muitos projetos e momentos lindos como esse! Mil beijos pra você !!!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Meu Deus! Cada dia estou mais feliz! Que história linda! E obrigada, por partilhar conosco. Você também é um bálsamo para nossas vidas. Beijo grande pra voce.

    ResponderExcluir
  12. Você sempre me encantando com suas estórias. Memórias lindas que com muito carinho compartilha com a gente. Lisonjeada e feliz sempre em participar com você dos grupos . Amoooooooooooooooooo 🥰🥰😘

    ResponderExcluir
  13. Que mágico, e como se eu tivesse ali naquele lugar vivendo tudo. Bem legal

    ResponderExcluir
  14. Tirei um tempinho para ler seu blog...simplesmente encantada..viajei nas suas viagens.
    Amei!

    ResponderExcluir
  15. Hoje é que estou imprimindo os blocos que eu perdi....por motivos tolos.E colocando em dia a leitura.E cá estou lendo este texto emocionante que na hora me levou até aquele quarto de costura cheios de risos da casa da minha avó!!!! E vc teacher de outra geração e vivenciou todos estes momentos lindos tambem! Amo muito tudo isso!

    ResponderExcluir