Language

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Brazilian Butterflies saving the World
Na ultima semana do mes de maio deste ano, sai de casa para mais um evento de Quilt, com a alegria e expectativa de sempre, level high! Eu jamais imaginaria o que estava por vir... Pretensiosa, estava achando que ja tinha participado e visto os Shows de Quilts mais diferentes do mundo!
Cheguei na primeira cidade, sim primeira!!! Varias cidades se reunem para o maior evento do segmento ja registrado no mundo, e eu nao tinha nem ideia. Estava empolgadissima pois sabia que era na regiao dos Menonitas (Amishs Canadenses), as cidades da regiao de Waterloo, Ontario, Canada, se unem pra fazer esta exposicao ha 50 anos. Era so isto que eu sabia, e como ja tive o prazer de viver uma Amish Experience na Pensilvania EUA, estava tentando imaginar as belezas que iria ver, mas nada se comparava ao que eu vi...
Sem mais milongas, mas sabendo que nao conseguirem transcrever o que vi e senti, venho convidar voces pra ler esta materia e tambem fazer parte deste projeto maravilhoso!
Brazilian Butterflies saving the World! Primeiro lugar que cheguei,  foi a igreja Menonita da cidade de St Jacobs. https://youtu.be/49BCk-PMTXU (cidade famosa por seu mercado Menonita com comidas orgânicas, artesanato e quilts divinos, lá que ganhei o folder para conhecer este evento maravilhoso).
By the way, a Igreja te 3 andares e percorri eles em extase de tanta coisa linda que havia. No primeiro andar, uma exposicao especial com os quilts de uma famosa compradora da regiao, ela sedeu pra exposicao as obras que adquiriu no evento nos ultimos 50 anos. Ela com sua colecao conta a historia do evento! No segundo e terceiro andares, obras maravilhosas em tecnicas diferentes.
Quando eu estava no penultimo andar, uma voluntaria do evento perguntou se eu ja havia entrado na porta a nossa frente e falei que ainda nao... ela sorriu e disse que ali estavam as melhores do show... Abri a porta e simplesmente cai pra tras vendo isto:
https://youtu.be/KwcJ2L_FBII e https://youtu.be/pWdqwzOrCOk
Eu so havia visto isto em fotos nas redes sociais e enlouqueci, obras espetaculares, expostas no altar e nos bancos da igreja, que lindo, fiquei perplexa com as obras!
Eu percebi que todas as obras tinham um numero. E uma das voluntarias me explicou que eu achava as informacoes das obras no livro que haviam me dado na entrada, com o planfeto da agenda do evento, me empolguei mais ainda quando vi que havia mais cidades e muitos lugares pra visitar. Sai da igreja e fui descendo a rua a pe e ja na 4 casa depois, uma Quilt Store fantástica, a atendente menonita e estava fazendo um quilt divino, me deu uma aula! Comprei tecidos fofos e continuei descendo a rua.
OMG que rua é esta???

Entrei num antigo silo, que virou uma galeria de arte, pleno de quilts de tirar o folego com a artista trabalhando, demosntrando sua tecnica, ela bordava ao vivo e ensinava a todos com muito carinho. Entrei numa cafeteria fofa e em suas paredes, quilts divinos... A escola da cidade virou um museu para o evento!!! Quanta obra a linda!... segui andando e la havia uma galeira com uma exposicao fantastica, ingresso de 5 dolares e serviam um cha num cenario temático "costuristico" de enlouquecer... eu nao estava acreditando em tudo que via... haviam mais cidades, mais quilts... e o dia estava acabando e era recem  quinta feira...
Sexta feira cedinho eu ja estava tomando cafe num lugar muito charmoso na cidade de Shekespeare  e fazendo amizades com quilter americanas e inglesas que estavam no evento, elas frequantam aqui ha anos e me deixaram mais a par do que “rolava”e claro me apaixonei mais ainda, quando elas me explicaram que aquelas 300 obras expostas na regiao de Waterloo são todas doadas por quilters do mundo inteiro e são todas leiloadas num mega evento na cidade de New Hamburg no sábado e domingo partir das 8 hrs da manha que era o maior leilão de quilts do mundo,... eu surtei, pirei... Oh my... como assim leilão de Quilts e tudo que eu havia visto de divino era doado e depois leiloado! que emocionante... Passei o dia nas nuvens com minhas novas amigas e encerramos a noite num passeio muito divertido, a noite, os quilts nas sacadas e janelas da casa, com um guia historiador nos contanto tudo sobre o local. a cada segundo eu ficava mais fascinada!
Sobre o evento, no primeiro ano do evento arrecadaram 30.000 bolares  com os leiloes de quilts, venda de tortas de morango, produtos locais e doações de moedas, e ate hoje, nestes 50 anos ja arrecadaram mais de 12milhoes de bolares. Este  dinheiro é arrecadado para ajudar a MCC, que a cada ano trabalha em um determinado projeto social em algum lugar do mundo. Um trabalho incrível!
Voltei na sábado, que cidade fofa, era cedo e aproveitei pra tomar cafe e conhecer o lugar. As 8 da manha meu carro ja estava estacionado, na frente do evento e ele ja estava lotado!
Fui entrando e ja amando o que via na area externa! Menonitas e voluntarios vendendo as famosas e deliciosas tortas de morango, e berros, locais com venda de comidas, locais de doações, e o local da MCC, onde fui recebido com muito carinho e me explicaram tudo sobre sobre o evento!
Quando entrei no ginásio, NAO ACREDITEI, no que estava vendo, foi tao emocionante, tao forte, que cai num choro compulsivo. Uma pessoa perguntou se eu estava bem, pois eu soluçava. Respondi, nunca estive num lugar de tanto amor ... pois era isto que eu sentia,  enquanto o leiloeiro gritava emocionado os valores do Quilt, as duas mocas meninotas no palco apresentando o quilt, e os compradores, sentados "brigando" pela peca. Eu cresci no Sul, fui em muitos leiloes de animais em feiras como a Expointer, e acha o máximo, aquela energia, aquela emoção... e la estava eu num evento daquela magnitude... era um leilão de quilts, feito de obras doadas... OMG como tem gente maravilhosa neste mundo. Minutos depois tive a honra de conhecer a Judy, uma das organizadoras do leilão. em minutos ja éramos amiga e propôs pra ela convidar minhas alunas e amigas brasileiras para montarmos quilts apresentando o Brasil, pro evento! Ela amou a minha ideia, e  desde então, este projeto esta "bombando".

Caso voce queira pode montar um quilt completo com a técnica de sua preferência, com quilt banco e borboletas verde, amarelas e azuis, do tamanho que voce definir. Voce pode montar um quilt com suas alunas... neste caso de QUILT pronto ja quitado e finalizado, o prazo se estende ate 11 de janeiro de 2017.

Teremos junto com nossa exposição, uma exposição de poetas brasileiros com suas poesias em português e ingles, bem como uma exposição de fotógrafos brasileiros, mostrando algumas borboletas brasileiras e também um video clip, com musica composta por uma cantora brasileira, que doou abriu mao de seu cache pra abrilhantar o clip com sua musica.

Caso voce queira participar no youtube.com/anapaulabrasil, voce encontra 7 videos com técnicas diferentes de borboletas bem lindas. E também, temos um grupo no Facebook, denominado, Brazilian Butterflies Saving the World, onde voce encontra mais dicas sobre o evento, como enviar o bloco,  o endereço para enviar o Quilt ou o bloco!

Conto com o carinho de vocês!
juntesse a nos e ajude a salvar o mundo confeccionando apenas um bloco... ou mais...

By Ana Paula Brasil - correspondente Internacional ABPQ