Language

quinta-feira, 19 de março de 2020

Block 12/49

Voce sabia que ao longo de sua espetacular vida, voce tem em média 2.5milhoes batimentos cardíacos?


Que tal aproveitar muito bem o tempo de cada batida do seu coração?
O tempo pode ser ou não reversível pro Universo e ao mesmo tempo sabemos que para nos o tempo não volta porque vivemos no AGORA  e como diz aquela frase bemmmm clichezinha: O futuro so a Deus pertence mesmo sabendo que a gente pode programar o nosso precioso e sagrado futuro mas não podemos, meus amores, mudar o passado. Nosso futuro vai acontecer baseado em nosso PRESENTE, no PASSADO, ja foi... já aconteceu... Podemos em algumas situações “recuperar “ o passado, mas jamais recuperar o tempo que passou, isto é  físico. 
O coelho da Alice sempre nos lembra sobre o tempo.
O futuro é uma das coisas mais preciosas que temos. 
Se algo custa dinheiro,  se algo tem preço, e não gostamos podemos ter nosso dinheiro de volta.
Se for sobre saude, podemos nos recuperar na maioria das situações. Não vou entrar em detalhes, falo em modo geral, dor de cabeça, tomamos um remedio...
A questão é: se voce usa seu tempo a toa, isto não tem volta. Se voce seu tempo de maneira errada, isto não tem volta.

Meu Idolatrado Albert Einstein diz coisas incríveis mas uma de suas célebres frases diz, justamente:
“ O tempo e relativo”
Assim como aguardar por 7 dias os videos do Sampler pode ser uma eternidade, fazer o bloco pode ser um piscar de olhos pra uns e o oposto pra outros. Depende da energia e sentimentos que voce tem em relação a isto.
Vou exemplificar:
Meu pai tinha um fusca e não me perguntam como cabiam 6 pessoas, melhor 2 adultos e 4 crianças de idade “escadinha” 3...4...5...6anos. Ele era um fusca azul , e íamos pra cima e pra baixo com ele. A confusão sempre era pelo mesmo motivo, a primeira, uma viagem de Porto Alegre a Tramandaí por exemplo naquela época, durava muito mais TEMPO que atualmente pelas condições do carro, da estrada, do trajeto e bla bla bla... houve um tempo, época, que levava menos TEMPO, por que justamente o fator externo mudou, carro mais veloz e estrada melhor, o que antes era de chão batido , ja era de asfalto.  Atualmente o TEMPO mudou pois são tantos carros que voce fica horas presa no carro, no tempo.... Aff eu sou uma que entro em PÂNICO ao perder tempo. Mas ja volto a este assunto, voltamos ao carro dos meus pais. 
A confusão era pra qual dos 4 iria sentar nas janelas, ou seja dois ganhadores e dois perdedores, eu ganhava a janela atrás de minha mãe pois era maior e as pernas precisavam de mais espaço. Ai começa a viagem. Tinha malas e cobertas por tudo sempre. Sentávamos sobre elas e nos dividíamos com os travesseiros para amenizar os tapas e beliscões das briguinhas que surgiam no percurso. Pra mim o tempo voava dentro do carro, mas pro meu irmão la da outra janela, o tempo passava lentamente como uma eternidade, mesmo sento o mesmo tempo no relógio. 
Eu aindaaaaa nao fazia minha manualidades pra ir no carro me ocupando com crochê costura e desenho como em breve começaria. Eu alem de apreciar a paisagem, ia contando os carros que passavam, as arvores, pessoas de blusa vermelha... conversava com alguém. Enquanto isto na outra janela meu irmão bravo, emburrado, perguntava pro meu pai ja irritado com a mesmaseuqncia de  perguntas feita a menos de 5 minutos : paiiiiiii vai demorar? Quanto tempo falta? Já passou quanto tempo? Eu descia do carro feliz e saltitante e meu irmão levava horas, as vezes dias pra recuperar o bom humor de tantos eu odiava estar desperdiçando seu tempo no carro.

Nosso meio, nosso sentimentos, situações podem fazer os mesmos 5 minutos serem um piscar ou uma eternidade. O farol da tua esquina que sempre funciona com o mesmo tempo, pode se tornar um pesadelo se voce estiver mega atrasada pra pegar seu voo pra uma viagem de trabalho com seu chefe como pode ser rápido se voce tiver com o amor de sua vida depois de um dia divino e voce levando ele pra casa.
 Entendeu Einstein? O tempo e relativo.
De acordo com meu Divo dos cérebros, o ponto e relativo a cada ponto de vista  e varia de acordo com a velocidade e a gravidade de quem observa, conforme exemplifiquei acima. Usando na física... amores não e minha praia me estender nesta questão, pois podemos nos mover pro passado e futuro e explicar isto não vai acrescentar em nada pra nos neste texto. 
Meu objetivo é VALORIZAR O NOSSO PRECIOSO TEMPO na atual situação mundial.
O que digo aqui que o primeiro paragrafo que voce alguns segundos atrás era presente e agora que voce está lendo ISTO, o primeiro parágrafo se tornou passado, alias a palavra anterior a esta lida AGORA ja e passado. Poderia me estender falando de Termodinâmica mas vocês vão preferir eu falar de POLEGADAS e do TEMPO empregado em nossas costurices, filmes e familia. Seria o máximo poder aproveitar a quarentena costurando enlouquecidamente mas a realidade de muitas pessoas e outra. Filhos em casa ou netos, pais ou avós, necessitando de atenção.
PORTANTO, entregando.... todavia... nao perca seu tempo reclamando ou caçando desgraça nas redes sociais. Aproveite pra ouvir o Universo. O mundo calou pra gente ouvir ele, então vamos ouvir. 
Eu ouço agora durante o dia o apito do trem... ouço passarinho e latidos que antes nao ouvia e sigo de janelas fechadas por causa do clima que segue frio. Há uma semana eu so ouvia o trem de madrugada. Agora com a familia em casa, estamos nos curtindo mais como nos finais de semana que temos mais tempo juntos. As refeições se tornaram mais longas por estarmos mais tempo juntos. O preparo da comida agora se tornou algo mais consciente, planilha, organização. Prepar cada refeição esta sendo feito com mais amor e oração. Me pego falando mais com Deus que o normal, tenho deixado ele ocupado! O cuidado redobrado com a limpeza da casa pois um dos meus filhos segue trabalhando, e confesso isto me deixa muito preocupada e nervosa varias vezes ao dia, queria ter o dom de por os filhos no colo u ate mesmo no útero pra proteger... eles crescem, se tornam adultos e tomam suas decisões ou tem acatar decisões de terceiros que para nos mães de uma o coração se torna complicado, amor de mãe e amor de mãe ( leia exagerado com uma pitada grande hollywoodiana). Mais comum ter mãe que peca pelo exagero do que pelo descaso.
Por isto repito, temos que valorizar e aproveitar na integra o nosso TEMPO.
Temos atividades criativas para fazer em familia, temos outras pra distrair as crianças e idosos para podermos  trabalhar em nossos projetos e UFOS.
Arrumar com as crianças o quarto delas pode ser um atividade divertidada ou estressante, vai depender de como voce vai conduzir isto. O mesmo pra voce, em vez de ficar reclamando que terá de fazer tudo sozinha, convida a criança e se divirta. Faça desfile do ridículo misturando roupas que nao combinam e as risadas vão brotar do alem!  Separe roupas pra Upcycling e façam as reformas juntas. Eu ja fiz tanto isto na época de chuvas quando meus pequenos ficavam em casa, pegávamos calcas que juntos fazíamos virar permutas, camisetas viravam regatas... camisetas antigas viravam colchas... 

OPS, uma ideia! 
Querem aprender? Bora a gente fazer um atividade juntas no DOMINGO? Eu, vocês meu filho e os filhos ou netos de vocês? Não importa a idade! Chama as vovós  CASO estejam todos ai na mesma casa né amores?
Quarentena espontânea e melhor que quarentena obrigatória!
Então esta combinado! Hoje tem livestream de ART QUILT pra familia se divertir e no DOMINGO novamente!!!
 Vocês vão amar se ocupar ! Quantas de voces sempre sonharam em fazer uma colcha e nunca tiveram tempo? Vamos aproveitar e costurar muito com toda a familia! 
Marca aí então hoje as 19 hrs e Domingo as 16hrs.
Vamos nos divertir e ocupar nosso sagrado TEMPO com bons pensamentos e boas atividades.

Estou falando sobre tempo pois o bloco da semana justamente e o lindíssimo HOURGLASS, ampulheta em Português. 
Ampulheta e um dos instrumentos mais antigos para a marcação do tempo, provavelmente você ja viu uma ao vivo, tem na sua casa como objeto de declaração, ja viu em filmes ou em desenhos animados ou ate mesmo nos livros da escola. Trata-se de uma ampola de vidro com dois compartimentos do mesmo tamanho, um na parte superior e outro na parte inferior, interligados por uma estreita passagem. Esta ampola está lacrado e contem uma quantidade de areia fina e seca que flui naturalmente do compartimento superior para o inferior com uma quantidade de areia e estreitamento desde tubo que são escolhidos de tal forma que a duração seja de 1/24 dia, ou seja, uma hora. Claro que tem outras medidas e atualmente usamos muito as modernas ampulhetas de 3 minutos. Os famosos marcadores de cozinha que usamos principalmente no cozimento de ovos. Temos tema em aquelas lindas ampulhetas que os dentistas dão para nossos filhos controlarem o tempo mínimo de escovação.  Elas seguem presentes em nossas vidas, so foram repaginada acompanhando a evolução.
E elas nao tem também como a antiga uma sequência periódica, elas precisam de nos para “reiniciarem” a contagem do tempo. Ou seja a areia nao sobre pro compartimento de cima, voce tem que invertê-la sempre que a areia cair.
Antigamente havia uma pessoa que ficava la virando a ampulheta e marcando quanta vezes ja havia virado ela.
Outros instrumentos interessantes que acho lindos por sinal e ja vi vários modelos diferentes pelo mundo, são os maravilindos relógios de sol e os relógios d'água. Eles são fascinantes e mostram quanto o homem é inteligente e criativo. 
O relógio do sol usa a sombra do ponteiro pra marcar o TEMPO mas não funciona em dia nublado nem a noite. 
A Clepsidra, relógio d'água precisa de fluxo constante de água para funcionar.
O homem durante a história achou necessário marcar o tempo por achar que podia controlar o tempo. Este controle do tempo em determinados períodos se tornou uma corrida ao tempo, hahahaha engraçado mas foi isto mesmo. Cientistas tentaram de muitas formas construir o que apenas vimos em filmes, a maquina do tempo. 
O homem sente uma necessidade de voltar ao passado para mudar coisas que causaram tragédias. 
Como disse acima, passado nao volta desta forma, ele pode se repetir mas jamais voltar. Até agora pelo menos naooooo ... Amanhã so a Deus pertence...rsrsrs olha o cliche ai de novo amores.
Com a evolução da humanidade surgiu esta necessidade de medirmos o tempo, mas a historia nao tem registros de quando surgiu estes objetos de medição, tem datas aproximadas de 6.000 anos atrás. 3.500 anos AC os egípcios registravam o tempo através das sombras projetas pelos obeliscos. Tem um porem o primeiro quadrante solar foi criado pelos gregos, no século VI AC por Anaximandro de Mileto so que tem gente que diz que foram os Chineses.

500 AC a Clepsidra, elogió d'água foram feitos na Grecia. Se baseava em um liquido dentro de um recipiente onde escoria gota a gota por um orifício em sua base.  O tempo era calculado e dividido entre o momento que o recipiente estava cheio ate o momento em que ficasse completamente vazio. Curioso nao?


  Apenas 700 anos DC a ampulheta surgiu inventado por um monge Frances mas so tem registros oficias depois de 1300 DC usada nos navios Europeus. La vem a era dos descobrimentos.
Os relógios mecânicos sugiram nesta época gerando um triste preconceito as amadas ampulhetas. Elas começaram a ser vistas como algo ruim relacionado a morte e as pessoas de baixo poder aquisitivo.
Foi em 1285 que surge o primeiro mecanismo com escape. O mecanismo que faz o TIC TACem intervalos regulares e iguais. O que realmente mudou a história.
Milão teve o primeiro relógio publico a soar as horas em 1335 e so tinha o ponteiro das horas. 
Em 1510 o Alemão Peter Henlien, na cidade de Nuremberg,  cria o primeiro relógio portátil, o relógio de bolso, relógio de corda, algo melhor mas ainda não preciso.

Jacob Zack  de Praga em 1525 fez igual o movimento da mola, mas seguiam apenas marcando as horas.
Finalmente em 1577, Jost Burgi cria o primeiro relógio  com os ponteiros dos minutos.
Galileu Galilei, no ano de 1580, descobriu que os sucessivos ciclos do movimento de um pêndulo levavam praticamente o mesmo tempo. Produzindo assim o primeiro relógio de pêndulo. Ele e seu filho começam a desenhar modelos mais apropriados .Vicenzo depois da morte do pai constrói o primeiro protótipo.
Desenho 1637

Protótipo 1649

Em 1656 o conceito de Galileu foi aprimorado por Christiaan Huygens usando o pêndulo e o peso aumentando a precisão. O relógio de pêndulo foi criado por Christiaan mas construído por Salomon Coster.

O suit, Jean Adrien Philippe em 1842 constraint um relgogio de bolso que se dava corda pela coroa e podia acionar os ponteiros.

O relógio de pulso surgiu na Ungria para a Condensa no ano de 1868.

Somente em 1680 que os minutos começaram a funcionar e logo em seguida os segundos.
1889 Sigmund Reifrer construiu um relógio com a precisão de um centésimo de segundo seguido, em 1921apresentando em sua criação uma precisão de um milésimo de segundo.

Seu uso foi consolidado na Primeira Guerra Mundial pois os soldados alegavam perder tempo checando seus relógios de bolso, ja usados no final do século 19.
Este foi o relógio produzido em massa, para os  oficiais navais alemães   feito em 1880. 
Os primeiros relógios de pulso com corda automática apareceram no mercado em 1923 com John Harwood que criou o dispositivo que acionava a corda.

Nas décadas de 30  e 40 os relógios mecânicos começam ser substituídos pelos relógios de quartzo, nova tecnologia.Os relógios de Quartzo, foi construído  em 1929 pela dupla: Warren Alvin Morrison e Joseph Horton. Somente quando eu nasci.... ahhhhhh amei escrever isto, hahaha mas verdade, somente em 1972 é que foram pro mercado. O quartzo é um movimento de relógio ponde uma bateria fornece energia a um circuito integrado na qual esse circuito provoca vibrações no cristal que move as engrenagens e os ponteiros.
Incrivel nao?
Depois disto chegaram no s anos 80 os famosos relógios digitais.
Atualmente os relógios mais precisos são os relógios atômicos, usados em GPSs.
E hoje em dia ne amores, a gente uso mais o relógio do celular do que estes lindos relógios de pulso tudo pra gente controlar o nosso tempo.

Falando em Tempo!

Tempo de costurar?


Então vamos combater o covid- 19 nos protegendo e fazendo o que já fazemos:
COSTURANDO
Bora pro bloco 12 meses amores?


Nosso Sampler esta crescendo. 
Chegamos na decima segunda semana! 


Voce chegou aqui agora, e não esta entendendo o que estou falando, veja que lindo este Sampler Quilt que vamos fazer durante este ano de 2020. 
Todas as informações estão no site:



#hashtags

Sempre que voce fizer seu bloco e postar nas redes sociais use as hashtags do desafio para podermos nos acompanhar e curtir o que as amiguinhas e amiguinhos estão fazendo, pois sempre é bom uma inspiração, uma troca de ideias. Outro ponto voce ajuda a divulgar o desafio e asim mais gente bacana pode se unir a nossa linda familia Quilt.   Coloque o seu # e todos aqueles que voce esta acostumada. Sao elas:

#49blocos49semanas     
#samplerquiltAPB
#anapaulabrasil
#canadapaulabrasil


 MINHA EVOLUÇÃO




O bloco de hoje é bastante interessante pois ele nos possibilita trabalhar com  novas medidas. 
Fiz dois videos esta semana para ajudar no entendimento destas medidas. os 16 avos.

Assista este video antes de dar continuidade a sua leitura pois ele é bastante esclarecedor. 

POLEGADAS

clica na foto para assistir o video sobre polegadas




Aproveita e imprimi este PDF e faz um lindo quadro

Premiadas da semana pelas #
Assim como na semana passada temos dois blocos, semana passada convidei voces a fazer algo criativo e me marcar para eu escolher quem ganharia o premio da semana. 
AMORESSS
miss quase impossível... acabou dando empate em meu coracao. e as vencedoras da semana sao as Adrianas rsrsrs 
sim amores Adriana ganhou pela criatividade em fazer uma pessoa infantil, confiram que fofura:


E a Adriana Pereira ganhou com esta linda e sofisticada almofada feita de HST tambem.



Block 12/49
Half Square Triangle
HOURGLASS












Para assistir o video aula da semana, no youtube, clicar na photo abaixo






ou 









Postagem no Instagram 
                                                                                    


Agora ansiosa aguardando para ver os lindos blocos que vão surgir.
Keepin sewing
Stay Happy
Ana Paula Brasil





15 comentários:

  1. Amei ler esse texto sobre o tempo...Fiz a viagem de fusca ate a praia junto com você e seus irmãos rsrsrsrrs Realmente o tempo é relativo.

    ResponderExcluir
  2. Os blocos eu ainda nao consegui colocar em dia,mas a leitura está ! E obrigado por compartilhar tanta descoberta e o seu tempo!

    ResponderExcluir
  3. Amei o texto, primeiro carro do meu pai tbm foi um fusca, íamos nos 4 atrás, irmão , do mesmo jeito que vcs ,amava viajar na janela ,o vento no rosto ,ate perfia o fôlego kkk beijo meu amor,Saúde e paz .

    ResponderExcluir
  4. Texto maravilhoso, certamente fruto de muita pesquisa, dedicação e investimento de tempo!! Um convite à reflexão a respeito de administrarmos nosso tempo com sabedoria!!
    Este período de crise nos faz também pensar e valorizar mais cada minuto, hora, dia que temos com nossos queridos, pois, como vc disse, o amanhã pertence a Deus!
    Obrigada Ana querida, por dedicar seu tempo a nos ensinar riquezas como este bloco lindo...
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Atualmente tem tido outro sabor na minha vida tem sabor de chocolate com amendoim gratidao por dividir o seu tempo comigo

    ResponderExcluir
  6. Ai meu Deus, nao acredito, ontem ao ver o bloco da semana, pensei ele parece uma ampulgeta, mas fiquwi com receio de dizer isso, e nao ser o termo correto...
    Amo o tempo, hoje foi um bálsamo esse texto, tô aflita, na TPM e tudo ficou maior, fiquei até com medo de minha neta nascer final de abril e eu não poder conhece la, pra proteção dela claro , mas seu texto me encheu de amor, de esperança, de alegria, eu e meus irmãos já andamos muito de fusca amo, e tinha uma Brasília tb, brincávamos pra ir lá trás, junto com tudo...
    E ganhar o prêmio da semana, nem e tão importante assim, mais importante e fazer com amor e carinho o que vc nos pede, vc nos da tanto, tá preenchendo nosso tempo com costuras e arte, isso não tem preço e nem tempo nesse momento, meu muito obrigada Ana querida...

    ResponderExcluir
  7. Ana, mas uma vez você arrasando com as palavras! Quanto tempo eu perdi em não te conhecer antes 😔. Mas também que maravilha será o meu tempo de agora em diante por ter você a me mostrar e ensinar tão maravilhosos Art Quilts! 🤩💃🏾🤩
    Amei o bloco da semana passada, fiz a almofada com muito carinho por adorar essa técnica HST, meus UFOS são quase todos em HST.O bloco dessa semana está divino! Já estou aqui matutando a belezura que farei com ele! 🎨🧵
    Fiquei encantada em te ouvir ontem na live citando o meu trabalho, e agora em vê-lo citado e mostrado aqui no seu blog!Fiquei muito feliz!!! Meu filho Davi ficou todo orgulhoso! Ele te acompanha comigo o TEMPO todo! Adorei saber da sua relação com o fusca do seu pai, acho que uma grande parte de nós tb tem histórias de fusca para contar. Eram verdadeiras aventuras!! 🚙
    Os relógios são a minha paixão, não vivo sem ele! Durmo de relógio! 😱 E gosto dos antiguinhos, com calendário e números, há aaa e tem que ser o automático! Por isso não tiro do braço!!! 😂😂😂 Enfim, (acho que já falei demais né!😂) o tempo de recolhimento pelo qual passamos será leve com a sua companhia! Te gosto muito! 🥰😍🧵🎨💫😍🥰

    ResponderExcluir
  8. Só agora, tive tempo de ler. Menina, como você é boa em contar Histórias. Eu me transporto pra elas. Como digo sempre: Obrigada por fazer parte de minha vida. Vou aproveitá- la o máximo que puder. Beijos pra você e sua linda família.

    ResponderExcluir
  9. Ana, já havia lido teu texto e comentado no grupo, penso que vc viu né, tenho que concordar com vc, as vezes dá vontade de colocar os filhos pra dentro do útero novamente, principalmente agora né, meu filho mais velho está em Flops, mas voltando ao assunto do tempo, meu falecido pai tinha um relógio daqueles antigos de bolso, eram lindos, e por falar em lindos, teus são de fato uma aula de história, e vc escreve de uma maneira gostosa. Bjus

    ResponderExcluir
  10. Lindo texto,tenho um relógio desse guardado,foi do meu pai,ia dar p um filho,mas não tive,só 4meninas,agora tenho 4netos então darei a um deles,bj lindona obgda

    ResponderExcluir
  11. beijocas mil, adorei o texto, aqui em casa nós temos um grandfather clock , o relogio de pendulo que eu adoro

    ResponderExcluir
  12. Ana tenho muita gratidão por vc, que lindo ler essa linda história baseada em fatos vc reais, o Fusca! meu Deus quanta história temos com esse ícone, lembro muito do meu pai fazendo consertos, meu pai era mecânico. Ele tinha um Fusca de 4 portas era um sucesso na cidade, parecia carro de brinquedo de tão escovado era, hoje meu não se encontra mais no mundo material, mas tenho certeza ele vive em espírito e está sempre presente em nossas vidas. Obrigado Ana por me fazer voltar ao passado, bjos amada!

    ResponderExcluir
  13. Esse texto foi bem instrutivo , lembrei do relogio de bolso de meu pai ,guardei com o maior carinho. Foi pena que não consegui ninguem que conserta se .

    ResponderExcluir
  14. Olá Ana,saúde para você!
    Terminei hoje os blocos de HST 11 e 12. Fiz nas cores da minha sala para capa frente e verso de uma pequena almofada.

    ResponderExcluir