Language

quinta-feira, 16 de abril de 2020

block 15/49

AMIZADE

O bloco 14 foi muito especial... foi feito pra amada Marina! Eu estava muito fraca e nao tinha condições de escrever portando aqui esta meus agradecimentos a esta querida e maravilhosa pessoa que nao mede esforços para ajudar seus amigos e familiares.
Grata Marina, voce é maravilhosa!!!!

Eu debilitada e ela prontamente gravou o video do bloco 14 com todo seu amor e carinho nos lembrando que o amor vai alem quando a amizade virtual é verdadeira. Não precisamos ver nossos amigos e falar com eles diariamente para sermos amigos ou melhores amigos! eu sempre fui uma pessoa muito abençoada com as minhas amizades. Tenho amigos espalhando pelos 7 continentes. E quando não tenho amigos no local, prontamente faço novas e maravilhosas amizades. Conheci lugares por visitar amigos que mudaram ou amigos virtuais de onda ou curta data. Mochilei na Europa e fiquei na casa de amigos que o Mundo me deu de formas diferentes. Sou amiga da ex mulher de muitos amigos e respeitamos isto, a regra é não falar nelas... rsrsrs
Certa vez... la vem... acabo de lembrar de uma historia linda de uma amizade maravilhosa... la por volta de 2006... Sou péssima com datas, sorte que isto nao tem nenhuma relevância a historia lindaaaaaaaaaaaaaaaaaa que vou contar.
Eu ja tinha concluido meu curso de desenho na Escola do Museu do  Louvre em Paris e estava feliz e retumbante no trem descendo para Arles ( ia lá tomar uma chazinho com o Viiiiiiincent... hahaha amor de minha vida ) quandooooo atendo o telefone e prontamente o "Chefe de Trem" ( entreguei minha idade hahahahaha) bravo começa a me multar e falar tão rápido quem não entendia nadica de nada. Meu Frances somado a sua irritação não combinavam e foi justamente quando eu dizia por favor fale mais devagar que uma doce e simpática mulher sorria pra mim. Na verdade eram duas. A primeira que me chamou atenção sorria de orelha a orelha e me apontou para a parede do trem onde havia um adesivo com um celular de carinha triste. Olhei e não entendi, olhei pra ela e disse o que é isto? (sabe quando voce fala com os ombros, olhos, rosto ...corpo? não falamos em palavras, o velhos senhor seguia nervoso gritando).  Ahhhh a pessoa seguia pendurada na linha hahahaha, so para constar! Foi entao que ela fez mímicas dizendo que era proibido falar no vagão que ele estava me multando e eram 40 Euros !!! Oiiiiiiiii não pera senhor seu bravíssimo como vou entender que este desenho significa tudo isto? Aonde posso falar ou não posso? Eu sempre com meu sorriso "dezorebaazoreba" fui acalmando o Senhor, so que não, a outra moca sorridente veio intervir dizendo que ele deve concordar comigo que nenhum turista estudante ( eu reforcei isto algumas vezes ) tinha a obrigação de saber e que seria nobre ele me mostar onde eu podia falar. Eu agradeci elas e fui com ele, morrendo de vergonha da cena Hollywoodiana em pleno trem na França. Chegando ao local dei risada e me despedi da pessoa pois era no encontro dos vagões e fazia um barulho insuportável e impossível de ouvir a pessoa do outro lado da linha e eu so queria o endereço do meu hotel... affff
Na epoca nao era tao comum ter sinal para usar a internet do fone ( ja explicando ).  Voltei ao meu lugar e la estavam as duas sorrindo pra mim. A primeira delas desceu em seguida, uma lastima estava adorando falar com ela em Espanhol que domino e falamos dos artistas espanhóis que amávamos em comum. Quando ela desceu la fui eu arriscar meu Frances Kind Garden com a amável moca que me salvou da multa (um almoço + um jantar + um cafezinnnnn). Perguntei ate onde ela ia e me disse que ia ate Arle. Nossa imagina meu sorriso? Prontamente sorrindo respondi que eu tambem estava indo para la. Perguntei se ela morava la e disse que não, o trem não passava na cidade dela e que ela deixava o carro no estacionamento do trem em Arles. Fomos ate nosso destino fazendo muita mímica, desenhos em blocos e palavras em Frances. Ela me dizia que eu não devia gastar meu dinheiro com hotel e que eu devia fiar hospedada na casa dela, que era enorme e tinham muitos quartos de hospedes pois o falecido marido carioca artista amava receber. E que eu era a cara da filha dela tambem falecida!!! Ela emocionada passava a mao em meu rosto e dizia fica em minha casa ou me deixe pagar seu hotel, e eu dizia ja esta pago, vou viajar a Cote d'Azur ficando 2...3 dias em cada cidade e 5 dias em Arles e 5 dias em Aux de Provence por causo do Cezzanne. E ela dizia naoooooooooo você fica na minha casa e usa meu carro, eu trabalho e voce e usa meu carro pra ir em todas estas cidades que quer visitar ... Ela insistiu tanto que loucamente aceitei o convite.

Descemos na estação de Arles e eu chorava de emoção de estar na cidade do meu amado e idolatrado Vincent Van Gogh com alguém que eu nem havia perguntado o nome indo pra casa dela pois eu parecia a filha falecida, tinha outra filha e o marido era brasileiro do RJ, artista e ja falecido . Eles tinham o habito de viajar em voos separados, um com cada filho e infelizmente o avião do marido com a filha mais velha caiu e eles voaram para sempre. Achei isto tudo muito sinistro, assustador, mas algo dentro de mim dizia que o sorriso dela era verdadeiro bem como suas palavras e que eu podia confiar nela.

Entrando no carro, ela aperta minha mao e diz: Encantada  ! meu nome é Michel por causa do Mont Saint Michel, você conhece este lugar? Encantada meu nome é Ana Paula e adoraria saber onde fica este lugar...

Chegando eu seu divino e enorme apartamento de frente pra Cote d'Azur e era tudo aquilo que eu sempre havia visto em filmes e em meus sonhos... O apartamento era uma genuína galeria de arte, ela me mostrou com orgulho as obras de seu esposo e souvenires comprados por eles em viagens por todo o mundo. Era uma sala ampla divida em vários ambientes e numa mesa de madeira rústica e enorme para umas 12 pessoas havia uma cuia de chimarrão e um livro de Erico Veríssimo. Ela feliz me contou que andou de barco num lugar chamado Rio Guaiba... E la estavam as fotos... Quando vi a foto de sua filha choqueiiiiii... realmente eu lembrava muito ela, muito mesmo! O marido dela se parecia muito com meu pai, ate no detalhe dos olhos azuis. Ela preparou um delicioso banho de sais para eu relaxar, me convidou pra meditar com ela na varanda antes do jantar. Sua filha chegou ( era a cara dela ), jantamos naquela mesa enorme e fui para meu quarto. Nao me sentia muito confortável ainda e por loucura ou segurança, tranquei a porta com a cadeira. Ja deitava na cama ea tentou abrir a porta e eu pulando da cama abri pra ela me desculpando, ela me trazia chazinho de ervas e bolachinhas para eu comer caso sentisse fome... Ela sendo tao doce e eu sendo tao desconfianda. Neste momento me entreguei pra nossa amizade e deixei-me receber tudo que Michèle queria me dar.

Acordamos com som de Bolero de Ravel, como eu havia comentado com ela que gostava... cafe ja na varanda e incenso queimando, como era doce esta minha querida amiga.

Ela dirige ate seu trabalho, me fez uma lista, marcou caminhos em um mapa e me disse: faca o que quiser mas esteja aqui para me pegar as 17 horas para nos divertirmos e eu quero te levar num lugar muito especial.

E assim começou meu 1 mes na casa de Michèle  .. claro que neste dia dirigi ate Arles e fui visitar cada cantinho da cidade e fiquei horas deitada nos campos de trigo, almocei onde Vincent almoçava e comi o mesmo que ele comia ( estava no cardápio ) e paguei um pouco mais pra sentar onde ele sentava... ah... era mais que realizar um sonho, era viver um pouco daquilo que Vincent viveu... como eu digo: aprender por osmose hahahaha

Me perdi, parte do mapa nao estava muito claro para mim tenho entendi a letra de Michèle. comecei a ficar apavorada dando voltas num vilarejo quando parei numa praça para pedir informações.
Um rapaz que falava um pouco de português me chama por meu nome e diz. Vamos tomar um cafe e esperar Michèle, ela esta cegando, estávamos te procurando preocupados pois Michèle  tem uma letra horrível ... que alivio senti naquele momento. Eu estava em pânico de perder a confiança dela pois eu so tinha que ter feito o que nao fiz: buscar ela no  trabalho dela com o carro dela... Esqueci de comenta que ela fez um lanche numa cesta que estava no banco de trás. As 18 hrs ela chega feliz e me abraçando agradecendo o amigo por ter me achado pois ela tinha ideia da onde eu me perderia... no vilarejo onde ela nasceu hahahaha.

Tomamos um fresco de limao e docemente ela me levou a uma fazenda de alfazema da familia ... OMG... corremos pelos campos descalsas como crianças batendo levemente com as maos para o cheirinho de alfazema invadir o espaço ... em um determinado lugar havia uma pequena igreja, la sentamos com nossa cesta de pícnico para apreciar mais um divino por do sol na famosa Cote d'azur.
 Assim foram meus dias durante um mes, passeios culturais e artísticos durante o dia, pic nic no final do dia pra curtir o por do sol em algum lugar  nada menos que incrivel.

Conheci cada cantinho do Sul da Franca, visitei todos s museus ( salvei  o dinheiro do hotel e investi em museus e livros ). Fui em festivais com Michelle, em seus dias de folga fomos para lugares incríveis juntas com sua filha e seu amigo de infância que falava português de Moçambique. Tivemos dias inesquecíveis. Seu templo de meditação budista ficava justamente onde Cezzanne se colocava para desenhar o famoso Monte Ste-Victorie que ele eternizou em suas obras... Segui os passos deles em Aix en Provence... Visitei lugares que nem sabia que existiam... como Aigues  Mortes & Le Baux, lugares que preservam o seu ar medieval, sendo que na ultima cidade meu encanto foi maior pelo fato dela ter sido construída estrategicamente no topo mais alto de uma montanha para os moradores ficarem protegidos dos ataques inimigos. O lugar se mantem como uma Villa heritage, as pessoas se vestem como na epoca retratada na vila, bem como tem shows que mostram a atividade da época medieval vivida neste lindo local. Nas lojinhas e restaurantes todos tipicamente vestidos a caráter. O lugar retrata com primor em seus detalhes uma epoca remota, romântica e sofrida pelas lutas com os inimigos.
Perto de Montpellier paramos para jantar neste lindo barco restaurante onde o chef e um simpático brasileiro.

Foram dias que trago comigo com muito amor. Michelle é um poço de cultura e conhecimento artístico, desenha maravilhosamente bem e passávamos horas falando de arte, viagens, amores não vividos e bons vinhos com queijos...

Ao sair de sua casa, seguindo seus conselhos fui direto para Carcasone, MEU PAI AMADO, um lugar de tirara fôlego. Uma villa medieval conservada em sua íntegra. Amei o lugar, passei alguns dias e de la subi direto para o tao esperado MONT SAINT MICHEL...

Esta minha viagem daria um livro, visitei todos os 5 Museus do Picasso, tendo o previlégio de ver sua primeira exposição em um deles.

Visitar Arles e seguir Vincent, tirar uma foto dentro do atelier do Cezzanne depois de chorar e subornar a segurança...

Tocar numa obra de Camille Claudel... OMG... viver esta arte e respirar estes artistas que povoam a deliciosa Franca foi um dos momentos mais divinos de minha vida.

Quando Michèle  me fala de Mont Saint Michel eu nao conseguia imaginar  como um lugar, um castelo e sua Abadia podia ficar ilhados. O omelete nasceu neste lugar e havia show de chefes... Que seria o por do sol mais lindo que veria em minha vida. Que eu andaria por um lugar magico e abençoado que poucos viveriam sua íntegra como eu seria capaz de viver. Caso voce nao conhece este lugar funciona assim, quando a mare esta baixa todos entram na vila por uma estradinha de terra. no final da manha quando a mare sobe a estrada desaparece e voce fica ILHADO... por esta particularidade Mont Saint Michel se tornou famosa. Alem de ser um local estratégico nas guerras se tornou um lugar emblemático e exótico. Eu sai de la com vontade de quero mais...

Ela me fez amar este lugar antes de conhece-lo. Estadia la é loteria, mas Michèle  reservou um hotel encantador pra mim por 4 dias e la fui eu desfrutar mais este presente de minha amada amiga. Ela so nao me contou do show de som e luzes dentro da Abadia que me fez chorar de amor... ela tambem nao me disse que eu iria assistir a missa cantadas das monjas caladas e descalças. Elas fizeram voto de silencio e so cantam no horário da missa e meu Senhor que canto, estive la todos os dias. Em um deles fiz a ligação mais cara de minha vida ate entao rsrsrs, liguei pra minha avo ouvir toda a missa comigo... Acredito em anjos e em amigos verdadeiros.

Visitei cada cantinho do Sul da Franca neste mais de um mes que fiquei na casa de Michelle, muitos lugares nem lembro o nome, mas  os mais importantes que lembro agora foram:

• Saint Maries de la Mer
  • Marselha e Chateau d'If ( conde de monte Cristo)
  • Aix-en-Provence
  • Sant antoine de les Gougues
  • Sant Pol de Fonellet
  • Languedoc-Roussillón
Uma coisa voce pode ter certeza... eu conhece cada cantinho destes locais e principalmente todos os Museus, rsrsrs
Toda esta viagem acontece pois eu sonhava em sentar neste bar como meu amado Vincent sentava e comer o mesmo que ele,  pasta com frutos do mar... sonho mais que realizado e graças a esta incrivel amizade com minha amada Michelle.

O amor e a amizade que o Universo
 me presenteou e que para todo
sempre será muito especial.

Bora pro bloco 15 meus amores?

Nosso Sampler esta crescendo.
Chegamos na decima segunda semana!

Voce chegou aqui agora, e não esta entendendo o que estou falando, veja que lindo este Sampler Quilt que vamos fazer durante este ano de 2020.
Todas as informações estão no site:

#hashtags

Sempre que voce fizer seu bloco e postar nas redes sociais use as hashtags do desafio para podermos nos acompanhar e curtir o que as amiguinhas e amiguinhos estão fazendo, pois sempre é bom uma inspiração, uma troca de ideias. Outro ponto voce ajuda a divulgar o desafio e asim mais gente bacana pode se unir a nossa linda familia Quilt.   Coloque o seu # e todos aqueles que voce esta acostumada. Sao elas:

#49blocos49semanas
#samplerquiltAPB
#anapaulabrasil
#canadapaulabrasil

MINHA EVOLUÇÃO

O bloco de hoje é bastante interessante pois ele nos possibilita trabalhar com  novas medidas.
Fiz dois videos esta semana para ajudar no entendimento destas medidas. os 16 avos.

Assista este video antes de dar continuidade a sua leitura pois ele é bastante esclarecedor.

POLEGADAS

clica na foto para assistir o video sobre polegadas

Aproveita e imprimi este PDF e faz um lindo quadro

Block 15/49
Half Square Triangle
PINWHEEL

ou

Postagem no Instagram

Agora ansiosa aguardando para ver os lindos blocos que vão surgir.
Keepin sewing
Stay Happy
Ana Paula Brasil

1. Ana Paula, amizade é realmente uma das coisas mais maravilhosas da vida! Eu sou imensamente grata a Deus, ao cosmo... por ter me brindado com uma professora amiga querida como você! Preso muito as amizades pois são elas que nos amparam nos momentos de fragilidade, como aconteceu com você e a Marina, que bom ter amigos que nos carregam no colo quando necessitamos! Viva a amizade!! Suas viagens, suas histórias acabam por ser um pouquinho nossas também, porque você nos envolve com os seu relatos que parece que estamos do seu lado vivenciando tudo!!! Obrigada por nos presentear com tamanha precisão, riqueza de detalhes, emoção e amor!!! Que seu retorno seja muito abençoado, você me fez muuuuuuuuuita falta!!!! Te adoro!!!! :):):):)

2. Que história linda Amada !!! Viajar e lindo e maravilhoso. Parabéns vc e fantástica. Beijos

3. Que história linda! Eu adoro conhecer pessoas, uma vez fui fazer minha mamografia anual,fiquei de papo com uma senhora, parecíamos amigas de infância hehe a moça da clínica nos perguntou, vocês se conhecem há quanto tempo? Nos olhamos e respondemos juntas, nos conhecemos agora! Hahaha

4. Que viajem, eu viajo junto com vc todas as vezes que leio os seus textos, e que amiga, muito, adorei as fotos e a ultima de vestido azul vc estava ainda mais diva, ainda bem que vc voltou, depois vou ler tudo outra vez adoroo bjss ❤❤❤

5. Sem palavras, que emoção que viagem maravilhosa, incrível, inacreditável, vc como já disse antes e um anjo e por onde vai encontra e reconhece outros anjos...pois tb anjos cuidam um dos outros...que falta estava sentindo de seus escritos...depois de ler tudo a goto sua e uma linda garotinha aoo seu lado mru chamou atenção, outro anjo, e copia sua?
    Amada que bom ter vc de volta, e espero que é restabeleça cada dia mais para continuar nos guiando...

6. Ai Ana, conta mais!!! Que história linda!!! Quantas histórias!!! Como você está linda neste vestido azul!!! Ontem li a história das máquinas de costura! Dá um livro!!! E essa de hoje foi muito tocante! O bloco é maravilhoso! Estou atrasada, viu, Ana! Estou me esforçando para me organizar melhor, ser mais prática e rápida. Tenho aprendido muito com você. Agradeço sempre, pelas experiências que você compartilha e pelos blocos que está nos ensinando! Muito obrigada! Bjs!

7. História magnífica. Vida real. Cada riqueza nos detalhes. Também acredito em anjos. Sabia que o lar espiritual de São Miguel Arcanjo é em Banff, próximo ao Lago Louise, no Canadá? Bom retorno, estávamos esperando por você. Beijos a toda família. Deus te abençoe.

8. Ana que linda viagem e que história incrivel de aventura, confiança e amizade. Queria ouvir mais e mais dessa viagem.
    Sou grata dos amigos que conquistei ao longo da vida, de ter te conhecido aqui em Curitiba a mais de uma década, e através de você ter conhecido pessoas lindas nos seus grupos. Nos unimos por amor a arte, aos paninhos e ficamos muito fortes com a União em oração e Reiki pra você e por todas no grupo que precisaram. Esta pode ser mais uma história a ser contada por você ou por todas nós que mesmo nesta quarentena, nosso isolamento é so físico, pois estamos mais Unidas, cúmplices . Que alegria te ver melhor. Agradeço muito a Deus por isso.

9. Ana querida, viajei agora contigo.Meu sonho sempre foi conhecer Paris, a França e ainda não deu, então fiquei feliz te acompanhando. Uma história apaixonante, narrada com o sentimento a"flor da pele". Carinhoso abraço, sempre orando por vocês.

10. Amei tudo e principalmente ver vc bem!! Bjos amo vc!!

11. Meuuuuuu Deusssss.....que estoria magnifica mesmo. Incrivel! Sempre digo e penso que todos nos temos anjos que nos acompanham e nao devemos ter duvida qdo fizemos nossas escolhas com sabedoria.
    So fiquei curiosa pra saber se voce mantem contato com Micheli (anjo)? Mas adorei sua estoria...agora so falta fazer o bloco. To aqui desde 6 hs da manha lendo sobre os ultimos blocos.
    Bora trabalhar Marcia kkkk

12. Amada obrigada pelo carinho de sempre, sabes que mora no meu coração e pode contar comigo sempre que precisar!
    Eu viajo junto com vc nos seus relatos....cada história mais linda a cada bloco!!!

13. Então... Lendo seu texto, lembrei de uma amiga que tenho faz anos...Ela mora em Goiás, nos conhecemos em Natal, fui madrinha de casamento e nossos filhos cresceram juntos, estudaram na mesma escola. Hoje nos vemos muito pouco...porém sabemos do amor que nos une.Beijinhos minha linda! Fique bem!

14. Ah! Esqueci de falar... Sempre conversamos e planejamos fazer o Caminho de Santiago Juntas...assim que ela aposentar.

15. Ana que história linda, realmente dá um livro, eu amei a foto onde tem uma outra menina loirinha.... vcs estão lindas ali
    Que sonho uma viagem assim, aquele castelo.... que vontade de estar em um lugar mágico com este.
    Bjus
    Fique com Deus

16. Ana ,amei sua história de viagem com a amiga ,eu amo viajar com uma amiga ,nos divertimos muito em nossas viagem ,lindas fotos de você com vestido de flores amei !!! Beijo grande amiga te amo .