Language

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Goma de tecido





Receita da vovó 


Goma de Tecido da Dona Jesus




Dona Maria de Jesus em Porto Alegre, orgulhosa da obra de sua neta favorita! Esta mimosa que vos escreve...😆 rsrsrs


Cresci para fora, como dizemos no Sul, quando voce tem o previlégio de crescer livre correndo no campo em alguma pitoresca cidade do interior.
Gente eu ja achei que o mundo fosse Restinga Seca, RS, cidade que amo e posso dizer com orgulho, fui adotada por ela,  pois la passei todas as ferias de minha infância e parte da adolescência.
Foi com esta lindeza de mulher que aprendi parte do que sei e parte do que sou devo ao meu amor e admiração por ela.


Vo Jesus,
é dotada de uma sabedoria e conhecimento invejáveis e que capricho. Sua casa e roupas sempre indiscritivelmente perfeitas.
Cresci ouvindo:
Pra isto a vozinha tem um segredo.
Me chamava num cantinho  e la vinha ela com  seu segredinho. arrumar a mesa e no final colocar uma flor de enfeita faz a diferença meu amor, mostra para todos o quanto tem amor naquela mesa e e o amor foi o principal tempero. faca os guardanapos deparo combinando com as toalhas, pode ser bordado ou pintado, mas que estejam limpinhos e cheirosos.

Lembro como se fossem à doces 40 anos atras, depois de ensaboar a roupa, vamos pro tanque ou para o açude bater a roupa pra ela quarar na grama e assim todos terem lindas e cheirosas roupinhas brancas. Algumas roupas, como as camisas do meu REI, meu avozinho amado, eram engomadas, lambidas e acariciadas... hahaha o cuidado que eu tinha com as camisas dele era o mesmo com seus lencos de bolso. Eu so achava sofrível, passar as bombachas, 9 depois de uma certe idade eu ja dominava os vincos, e ate la minha vo elogiava meu esforço e depois sem eu ver, sem me magoar, passava corretamente ( agora pensando... acho que as camisas tambem... hahaha)  Na verdade tudo eu eu fazia pra ele acercava do glorioso... sublime...perfeito, gent rapará meu avô! Hello!

A melhor e mais colorida parte era poder blocar, e engomar os crochês de minha avo. Aquilo parecia magica! Na verdade cresci jurando que minha avo era uma mistura de Rainha com Magica pois ea fazia pai e vovo virar bolos que oh meu Paizinho do ceu, aquilo  com certeza é o que servem no Paraiso. Eu amava tanta transformar com ela os crochês recém lavados ou feitos em lindas e verdadeiras obras de arte. Eu  ate oferecia pra fazer nos de minha tia de tanto que amava ver os pontos encolhidos e desabitados se transformarem em pontos perfeitos e "arrumadinhos". E o processo começava quando preparávamos a goma.


A goma da vo Jesus

Vovo colocava uma grande lata azul, sobre uma lata verde, sobre um banco largo de madeira perto do fogão a lenha e eu mexia aquilo como se fosse qualquer uma de suas DIVINAS sobremesas. Eu me sentia tao importante. Agora, aguei escrevendo lembrando do seu arroz doce, doce de abóbora, pudim, creme brule, sua famosa torta de bolacha, ou seu sorvete... cuca de banana... aff vou engordar mil quilos so de lembrar...
Voltando a goma...
A goma era apenas algo que mexendo me fazia como sempre, voar longe em minha imaginação, mexia era comigo, ate hoje na verdade, Basta eu mexer uma colher de pau que minha mente viaja longe ...
Se minhas colheres de Pau falassem... ( pronto ja quero esta # pra chamar de minha linda #seminhascolheresdepaufalassem)

Sua receita de goma  é tao simples e fácil de fazer que nao combinava com todo o  mistério que ela fazia em volta disto, rsrsrs Ela fazia e faz ate hoje meu mundo ser magico e eu especial pra ela como ela pra mim.
Se tem alquem que sabe lidar com crianças e animas e pessoas é minha avo. EEEeeeee se tem algo que herdei dela tambem foi isto, amo surpresas e mistérios, nao seria eu falando dela se chegasse aqui dando uma receita sem antes encher seu redor de flores, mel, anis estrelado e muito amor.
Como ela sempre me diz: pra que nao deixar lindo e melhor tornando especial todo cafe da manha na mesma hora com a mesma pessoa?
Sacou amor?
 Pensa numa pessoa sabia! Ela tratou ele, meu avo como um principe e ele nao era diferente. Eram lindo de ver. Seguem sendo minhas referencias e minha base solidificada no amor que acredito ser pleno, puro e sublime.

Serio... voces querem saber da goma, ne?
Bora la então minha amada ou meu querido amado.


So precisa de 4 utensilios:
- PANELA
- COLHER DE PAU
- COADOR
- RECEPIENTE PARA GUARDAR ( se voce user uma garcia vai precisar de um funil )


Ingredientes:
- 1 litro de agua
- 2 colheres de sopa de amido de milho
- 2 colheres de sopa de  alcool
- 2 colheres de sopa de amaciante de roupas

Vovo separava tudo em pequenos copos e me chamava para as misturas,... eu me sentia a neta favorita, a melhor ajudante... a serva da Queen... sua neta amada... a última bolacha glutem free do pacote, rsrsrsrs.
Na pratica, basta  colocar na panela a agua e o amido de milho, levar  ao fogo e misturar  com a colher de pau  mexendo ate levantar fervura.
 Ps.: AMOREEE e se tu tiver duas latas como as minhas,  bora subir nelas que da sorte, o bloquinho nao entorta 😂
Continuando
Deixar ferver por apenas 5 minutos e voilá, esta pronta a primeira fase do processo.
Tirar do fogo e espera esfriar.
Quando frio coar e eliminar a nata para nao danificar o seu rico tecidinho.

Agora que esta frio e coado, acrescente o álcool e o amaciante ( a principio ela usava essência de alzazema... Nao existia amaciante).



OUTRO segredinho de Dona Jesus

Como engomar sua roupa ou seus crochezinho lindos ?
- Em um balde de agua com aproximadamente 5 litros de agua morna, coloque 250 mls da goma ( na verdade meu conselho e voce ir testando ate ficar o tecido do seu agrado, assim é como eu gosto para fazer algumas técnicas de quilts para outras uso mais ou menos, esta seria a media), misture bem
- Submerge o tecido ate ele ficar 100% molhado.
- Torcer o excesso e esticar na mao.
- Pendure no varal o mais reto possível.
 Quando seco usar o ferro normalmente.

Outra opção é voce dissolver sua mistura e colocar num spray burifador e deixar na sua Iron station, lugar de passar.


 Gostou desta receitinha da vovo?
Se tu fizer a receita em respeito a minha avo que sempre sabe de tudo, cresci ouvindo isto,  ve tudo nas redes sociais através de sua linda e  amada cuidadora... marque as #

#vodaana
#segredinhosdedonajesus
#receitasdavojesus
#canadapaulabrasil
#anapaulabrasil





Tenho muito mais a dividir com voces do que aprendi com esta mulher fantástica!
No Brasil, durante muitos anos dividi em revistas varias de suas receitas de costura e de comidinhas... sua famosa torta virada ou seu chocolate quente de levantar cusco de guampa. Minha avo sempre foi minha idala, minha musa, minha divam minha tuda. Fazemos tudo da mesma maneira, ah quem diga que sou seu clone com 2 metros (hahaha ela e bem picuruxinha). Minha mãe dizia que somos o primeiro caso de filha que nasceu no utero da filha, rsrsrs que o meu cordão umbilical era ligada na vo e nao na mãe, ate eu escrever meu primeiro livro e minha mãe se achar a minha mãe  .

Nao existe elogiou maior pra mim que me compararem com ela. tanto nos feitos quanto na aparência. teimosos mesmos olhos, o mesmo nariz perfeitinho e as mesmas mãos.
Nos falamos todas as semanas e o começo da conversa é sempre o mesmo:
- Alo quem fala?
- Sua neta favorita!
- Oi Ana Paula, no que a vozinha pode te ajudar.... Tu ta bem minha filha?

Nao tenho uma amiga que nao seja apaixonada por ela... Seu amor e seu coração é tao imenso que so peso em minhas orações que ela siga lembrando de mim e sentindo todo o meu amor por ela.
Mas se por ventura  tirarem dela as lembranças de nossas vivencias, eu iriei com meu amor, revivê-las passando a diante em meus atos e trabalhos porque a cada pano que toco devo a ela.

Vó Jesus tu é meu maior amor

... tua neta favorita

... tua alemoazinha

... nunca para quieta



em lagrima e com saudades da minha veinha deixo aqui todo meu amor


Keeping sewing
stay happy








caso tua avo ja tenha virado anjinho e hoje voce sentiu saudades dela, te empresto a minha pra voce abraçar porque amor e oração de vo é o dobro do da mãe e sempre cabe mais um

( agora apanho  hahahaha mãe te amo em triploooooo)






Ps.: imagens pb feita pela fotografa Caren Alexandra Retratista













11 comentários:

  1. Ana, que lindo esse seu amor por sua avózinha,ela é uma fofura. São essas lembranças que nos guiam por toda uma vida. Tenho também lindas recordações da minha avó, que já é uma estrelinha no céu.😘😘👵😘😘

    ResponderExcluir
  2. Ana, durante a leitura já fui abraçando sua avó Jesus, sem te pedir licença... Esse amor que vc partilhou conosco tomou conta de mim plenamente. Vivi a infância com as duas amadas avós Olívia - Vó Ceição, de D.Conceição (um dia te com essa outra história...rsrs), que virou anjinho quando eu tinha doze anos. A vó Nanana, a Ana mais importante da minha vida, para minha imensa alegria ninou seu bisneto favorito, o filhote de Teresinha... Das duas, Vó Jesus me trouxe tantas e tantas lembranças de como fui paparicada e também sentir o quanto sou especial para elas, porque é infinito esse amor.
    Muito obrigada, minha amiga pelas viagens da receita da goma.
    Deus te abençoe plenamente.

    ResponderExcluir
  3. Ana, muito obrigada também por nós ofertar tudo muito bem embalado para presente. Amooooooo!!!

    ResponderExcluir
  4. Ana tu é uma guria de sorte por poder ainda ter tua vó e curtir. Me emocionei lendo essa história tão linda e rica de Amor! Saudades da minha vozinha que já virou estrelinha há muito tempo junto com minha mãezinha lá no céu! Beijão.😘😉

    ResponderExcluir
  5. Que história linda !!?
    Sua vó é um anjo com certeza!
    Emocionei lendo....

    ResponderExcluir
  6. Cada palavra me deixou emocionada,cada história de vida da Ana é sempre surpreendente, amo essa #vodaana como se fosse a minha que a algum tempo se foi...

    ResponderExcluir
  7. Ana,sua avó e a historia de vocês é linda.É emocionante sentir tanto amor entre vocês.

    ResponderExcluir
  8. Eu me lembrei da minha mãe fazendo goma do mesmo jeito 😘

    ResponderExcluir
  9. Que linda ... ela é muito fofa. Obrigada da receita ❤❤

    ResponderExcluir
  10. Amei a sua avó , que querida , vou fazer as dicas .

    ResponderExcluir